Home Raças Saluki
Cuidados PDF Imprimir E-mail

Os Salukis não requerem cuidados especiais. Um jardim cercado com um
muro de, pelo menos, dois metros de altura é recomendado, pois saltam com muita facilidade. Deve-se estar preparado para caminhar sempre com o cão e achar uma área segura para soltá-lo no intuito de uma corridinha regular. Não se deve passear sem coleira, pois correrão atrás de qualquer coisa que se mova.

A média de vida dos Salukis é de 14 anos de idade. A maior causa de morte dos jovens Salukis nas cidades são os carros, simplesmente não os vêem quando estão com a atenção voltada para outras coisas.

Algumas linhagens desta raça apresentam cardiomiopatia, um mau funcionamento do coração que causa cansaço, perda de peso e morte. Não há cura, somente tratamento paliativo, como administrar remédios para aumentar o vigor dos batimentos cardíacos, diuréticos e uma dieta com pouco sal, para que o cão sobreviva melhor e por mais tempo. Aponta também o hipotiroidismo (anomalia da glândula tireóide) como freqüente na raça, que causa perda de pêlos, baixa atividade física, escurecimento e engrossamento da pele e é tratado com hormônios. Aconselha acasalar a raça somente após os 3 anos, pois antes disso é difícil detectar se o cão tem problemas cardíacos ou hormonais.

Como todo bom atleta, o Saluki também possui uma freqüência cardíaca normalmente mais baixa e pouca gordura corpórea. Assim, deve-se ter cuidado com as dosagens de anestesia, caso seja necessário submetê-lo à cirurgia, porque pode ser fatal.

Os Salukis podem reagir de forma anormal e perigosa a alguns medicamentos, especialmente sulfas e anestésicos. É preciso certificar-se de que o veterinário conheça as particularidades dos Galgos, especialmente dos Salukis.

O Saluki tem tendência ao tártaro, e os dentes devem ser escovados desde filhote com a maior freqüência possível, e dar ossos para roer ajudam na na limpeza.

Os demais cuidados são os de higiene. Banhos quando necessário e limpeza semanal dos ouvidos. Quanto à escovação, uma dica é passar uma escova de cerdas macias nas franjas e luvas de borracha no resto do corpo.
 
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros